quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Eles mudaram o curso da história


Não estou me referindo a qualquer liderança politica e sim a uma categoria nem sempre reconhecida: os motoristas profissionais. São eles que sabem a direção certa, os melhores caminhos e, quando chamados a participar das grandes decisões , respondem com integridade e até influenciam no curso da história. Exemplos recentes não faltam. O caso mais notório é  do ex-motorista de Fernando Collor, Eriberto França, que  denunciou  pagamentos indevidos ao  então presidente e isso foi decisivo no processo que resultou no impeachment.

Só que a realidade, às vezes, é cruel, tanto assim que Eriberto, conhecido como o “motorista que derrubou Collor”, amargou o desemprego por um bom tempo, enquanto o ex-presidente voltou ao Senado e às maracutaias, uma vez que tem sido citado com assiduidade como envolvido na Lava Jato.

Não é motorista, mas mesmo assim merece o registro pelas atitudes que tomou, o caseiro Francenildo  Costa em meio ao escândalo do Mensalão. Ele denunciou os contatos de Antonio Palocci, então ministro da Fazenda de Lula,  com lobistas desejosos de “negociar” com o governo ,  teve seu sigilo bancário quebrado, o que acabou servindo para tornar insustentável a permanência do denunciado no cargo.  

Francenildo  também enfrentou o desemprego, mas, se serve de consolo, Palocci, diferente de Collor,  está preso, eis que, corrupto reincidente, foi condenado na Lava Jato.

Agora denúncias de dois motoristas complicam a posse como ministra do Trabalho da deputada  Cristiane Brasil, que descumpriu a legislação trabalhista na relação com os dois profissionais. A deputada violou uma regra básica: os motoristas, que tudo ouvem e a tudo assistem, são cargos de confiança por excelência e como tal devem ser tratados.

Eu poderia falar também do papel desempenhado por ex-mulheres, ex-namoradas e ex-amantes no esclarecimento dos grandes escândalos nacionais, mas não o farei justamente para não diminuir a participação dos motoristas nesses casos. Eles são movidos certamente por espírito cívico, enquanto elas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário